Segunda-feira, 23 de Maio de 2011

Amoreiras, episódio dois - Sá Pinto, Pedrosa e o restaurante do futebol

Um Domingo à noite, estávamos a conversar sem nada que fazer, no restaurante O Português, quando me apercebo que havia gente a ver a ementa no corredor. Era Ricardo Sá Pinto, jogador de futebol do Salgueiros, acompanhado por Pedrosa e ainda pelo preparador físico. Tinham vindo jogar ao Sul, aproveitaram e ficaram a passear pela capital. Reconheci-o, porque pouco tempo antes tinha virado herói de um jogo contra o Benfica, em que marcou o único golo do encontro, de calcanhar.

 

O que chamou os jovens jogadores à atenção na ementa, foi o bacalhau com natas, que estava escrito em letras garrafais e que todos confessaram gostar muito. Claro que eu o descrevi como o melhor de Lisboa, o que não era mentira nenhuma. E se não era o melhor andava lá muito perto!

 

Depois dos clientes conquistados pela conversa e pela iguaria top seller, entrámos e escolheram jantar no piso de cima. Apresentei os craques à brigada da loja, que eram na maioria sportinguistas e agraciaram com mimos o herói de Vidal Pinheiro pelo golo marcado ao Benfica. Só quem não achou graça à brincadeira foi o Filipe, um monumento nacional , que era benfiquista.

 

Depois de um jantar descontraído e um bacalhau com natas aprovadíssimo, Sá Pinto disse-me que iam voltar seguramente, sempre que possível. Foi nas despedidas, que me confidenciou que talvez mais cedo do que nós pensávamos. Alguns tempos depois os jornais anunciavam a contratação dele e de Pedrosa, para o Sporting.

 

De armas e bagagens em Lisboa, passámos a ter no restaurante, assiduamente, mais dois futebolistas. Desde o tempo de Jesualdo Ferreira como nosso patrão, era frequente termos jogadores do Benfica sentados a comer. Diamantino, Veloso, Silvino ou Hernâni, eram clientes frequentes. Tive à minha guarda o certificado internacional de Paulo Madeira e os bilhetes de identidade dele e da mulher, para lhe entregar, deixado por um agente. Conheci o empresário que quis  trazer Jari Litmanen para o Marítimo por 11 mil contos. Conheci Abílio Fernandes, colega de profissão e vice presidente do Sporting, servi o bigodes Jorge Gonçalves e Sousa Cintra. Servi a primeira refeição em Portugal a Mostovoi, quando veio para o Benfica. Servi várias vezes Balakov que trazia sempre a irmã. Manuel Fernandes, Jordão, Mário Jorge e Carlos Xavier eram habituais também. E contrariamente ao que se dizia, o homem de Sarilhos, Manuel Fernandes sabia comer. Também tínhamos a equipa do Marítimo sempre que vinham ao Continente e o presidente da altura, Rui fontes, adorava as minhas alheiras de Mirandela. Cheguei a mandar caixas delas para a Madeira. Tinham um dirigente com quem eu falava muito, porque era da terra da minha avó e apesar de ligado ao Marítimo, era sócio do Guimarães e já havia sido dirigente deles também. Histórias com futebol e futebolistas eram em catadupa, numa base diária. Dezenas de futebolistas, roupeiros, médicos e massagistas. O Português era um  restaurante da moda e referenciado pela tribo do futebol. Também houve árbitros. Conheci alguns. Prefiro não falar.

 

Sá Pinto e Pedrosa. A razão principal deste post. Por tudo e mais alguma coisa. Fizeram do restaurante, a sua zona de conforto fora dos relvados. Os pais deles ligavam-me. Pedrosa perguntou se ia com ele ao stand buscar o seu automóvel novo. Sá Pinto vinha-me buscar para o ir ajudar a escolher música irlandesa à Bimotor e trouxe várias vezes para almoçar a namorada e actual mulher Frederica. Dividiam a conta, à moda do Porto. Era um alargar de horizontes na relação cliente/restaurante. 

 

Um dia, estava no restaurante, mas não estava fardado, passei lá só para ver se estava tudo bem e chegou um grupo para comer. Era o Sá Pinto. Vinham também Pedrosa, Nuno Valente, Carlos Xavier e Luís Vasco, ex-guarda redes do Famalicão. Veio também o marroquino Naybet que havia convidado Hassan do Benfica. Mais tarde, juntou-se Oceano. Convidaram-me para almoçar com eles e como não estava fardado,sentei-me. Ficámos na mesa grande da esplanada e passava muita gente no corredor que parava a olhar porque havia jogadores do Benfica e do Sporting. Aparece um miúdo com um livro de autógrafos e Sá Pinto apresentou-nos a todos. Como é um brincalhão, disse ao miúdo que eu era o novo defesa esquerdo do Sporting, e apresentei-me como Carlos Faria, os meus 2 nomes do meio e autografei o livro. Ainda hoje, por causa da brincadeira do Sá Pinto, deve estar a pensar quem era aquele jogador que nunca viu jogar, o tal Carlos Faria! 

 

 

Vitória,vitória, acabou-se a história! 

 

JoeBest

 

 

sinto-me:
música: U2 Bad / Molly Malone
publicado por JoeBest às 12:51
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Pedro a 24 de Maio de 2011 às 09:59
Olá,

O #DaCozinha está em destaque nos Blogs do SAPO, em http://blogs.sapo.pt

Parabéns e boa continuação!

Pedro
De Sara a 24 de Maio de 2011 às 23:50
Parabéns pelo destaque!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 4 seguidores

.pesquisar

.o site oficial

DaCozinha by Joe Best - O site oficial

.Julho 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Agenda DaCozinha AGOSTO d...

. Agenda DaCozinha JULHO de...

. Agenda DaCozinha JUNHO de...

. Agenda DaCozinha MAIO de ...

. Agenda DaCozinha ABRIL de...

. Agenda de MARÇO de 2013

. Agenda de FEVEREIRO 2013

. Agenda DaCozinha

. Agenda DaCozinha Dezembro

. Agenda DaCozinha Novembro

.arquivos

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Dezembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Novembro 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Dezembro 2007

.tags

. todas as tags

.subscrever feeds